terça-feira, 20 de março de 2012

Crítica feita pela banda "Pink Floyd" ao sistema educacional existente na década 70 em que predominava a pedagogia diretiva.



Na perspetiva da pedagogia diretiva, o que acontece durante a aula é aquilo que se denomina de ensino tradicional. Numa aula em que o professor é representante da pedagogia diretiva, este é protagonista de um monólogo, enquanto o aluno é um sujeito passivo, apenas escuta o professor. “Como é sua aula? O professor fala, e o aluno escuta. O professor dita, e o aluno copia. O professor decide o que fazer, e o aluno executa. O professor ensina, e o aluno aprende” (Becker in Alves et al, 2008:46).
Pode-se então concluir que nesta pedagogia “O professor considera que seu aluno é tábua rasa não somente quando ele nasceu como ser humano, mas frente a cada novo conteúdo estocado em sua grade curricular, ou nas gavetas de sua disciplina” (Becker in Alves et al, 2008:45).

Bibliografia: ALVES, Elizete Lanzoni; DACOREGGIO, Marlete dos Santos; BECKER, Fernando; TEIXEIRA, Gilberto, (2008) Metodologia: construção de uma proposta científica, Camões, Curitiba

Sem comentários:

Enviar um comentário